segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

O Orçamento e Grandes Opções do plano de Actividades para 2012, da Câmara Municipal de Vila do Bispo foi rejeitado pela Assembleia Municipal.


O Orçamento da Câmara Municipal de Vila do Bispo para 2012 que estava escandalosamente empolado, mormente do lado da receita de capital com a venda de bens de investimento. Que contribuiria decisivamente para o aumento do deficit e da dívida Municipal, sem consolidar os compromissos existentes, foi rejeitado (com 3 abstenções e todos os restantes votos contra), sexta-feira dia 16 de Dezembro, por todos os Partidos Políticos e Movimentos de Cidadãos, a saber, PSD, Movimento Democrático Independente, bancada do PS (Partido afecto ao Presidente de Câmara) e alguns independentes. Recordamos ainda que, tal como o Orçamento para 2012, também as Grandes Opções do Plano para 2012 foram rejeitadas, neste caso com 2 abstenções e restantes votos contra.
Um Plano e um Orçamento onde o próprio presidente da Câmara declara não se rever no dito, o submete à Câmara e o aprova por maioria, o submete à Assembleia Municipal e o mesmo é reprovado por 18 votos contra, em 20, incluindo todos os membros do PS, só pode ser uma brincadeira de mau gosto e um acto da maior irresponsabilidade, de um presidente e de um partido que devia ser rigoroso e responsável, mas que revela a incompetência e a impreparação para o desempenho do cargo, facto a que nos vem habituando nas sucessivas decisões ao longo deste mandato
Com esta posição, reconhecida pela quase unanimidade dos votos contra, por parte de todas as forças Politicas e Cidadãos independentes, em rejeitar as propostas de orçamento feitas pelo Sr. Adelino Soares, Presidente da Câmara Municipal de Vila do Bispo, fica desde já provado pelas evidências, toda a irresponsabilidade, falta de capacidade de gestão e completo desnorte que tem sido levada a cabo na gestão da Câmara Municipal de Vila do Bispo por parte do Sr. Adelino Soares, eleito pelo Partido Socialista.

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

PLANO DE ACTIVIDADES E ORÇAMENTO DE 2012 - DECLARAÇÃO DE VOTO

PARTIDO SOCIAL DEMOCRATA - VILA DO BISPO
DECLARAÇÃO DE VOTO

 PLANO DE ATIVIDADES E ORÇAMENTO DE 2012

Analisado o Plano e Orçamento para 2012, não apenas na perspectiva anual, mas também numa visão plurianual, sem descorar os antecedentes orçamentais, quer do ponto de vista da despesa, quer das receitas, retiram-se várias conclusões:

Perante a argumentação sucessiva do Presidente da Câmara, de que os Orçamentos anteriores, até 2009, eram todos excessivamente elevados e empolados nas suas estimativas e que só agora, no decurso deste mandato, é que se estavam a fazer Orçamentos rigorosos e realistas, é surpreendente, pela negativa já se vê, que em período de austeridade e redução conjuntural das receitas, este Orçamento apresente um valor global de 17,7 milhões de euros, que é só o segundo maior Orçamento de sempre na Câmara Municipal de Vila do Bispo.
Curioso é constatar que 30% do financiamento do presente Orçamento assenta na Venda de Bens de Investimento – Venda de Património e outros activos – correspondente a 5,26 milhões de euros, relativos à alienação de Apartamentos, Lojas e Lotes, criados durante os mandatos de gestão da Câmara pelo PSD, cuja receita estimada dos activos – Património Imobiliário e outros – se traduz em cerca de 95% do total da receita.
Esta não é uma questão que nos preocupe, a venda de bens previstos alienar, mas sim saber que a avaliação – estimativa – que foi feita está empolada e não é realista, que este património não será alienado na sua totalidade em 2012 e que resultará seguramente em deficit orçamental e no aumento considerável da dívida do Município.
Este Orçamento comporta, igualmente, verbas e rubricas que correspondem a despesas que estão feridas de ilegalidade, designadamente alguns ARD e as obras no Monte de S. António, entre outras.