quinta-feira, 11 de outubro de 2012

PSD – Vereador Nuno Rio

Entrevista

 Vila do Bispo - 350 anos de Elevação a Concelho


Pergunta :

É seguramente do seu conhecimento a total ausência da mais simples manifestação pública, por parte da Câmara Municipal de Vila do Bispo, sobre a passagem, a 26 de Agosto passado, dos 350 anos sobre a criação do Concelho de Vila do Bispo pelo Rei D. Afonso VI, em 1662. Acontecimento de tal importancia, que foi o próprio Presidente da Câmara Municipal, Senhor Adelino Soares, que para ele chamou a atenção na Sessão Solene comemorativa do “Dia do Municípiuo” em Janeiro passado, anunciando celebração condigna da efeméride. Que se lhe oferece dizer sobre esse silêncio e comportamento pessoal, institucional e político?

Resposta:

Quanto ao comportamento pessoal e político, não me pronuncio, uma vez que do ponto de vista pessoal entendo que cabe ao Cidadão o devido pronuncio, enquanto que a nível político existe um Partido Politico responsável pela sua eleição, que neste momento deve ser responsável pela justificação do sucedido. Remetendo-me exclusivamente ao ponto de vista institucional. Desse ponto de vista considero uma situação lamentável. O que está em causa não é só uma mera promessa feita no dia do Município e que agora se constata que fica por cumprir. Acima de qualquer justificação, o que está em causa, é o facto de a Instituição Camara Municipal de Vila do Bispo, ter privado os seus Munícipes da comemoração na devida data de um facto histórico muito relevante, que em honra do nosso orgulho e passado deveria ter sido assinalado com toda a dignidade. O não assinalar esta data, que deveria ter sido festiva para todos nós Munícipes, é um tremendo contra senso, senão vejamos: será que do ponto de vista da animação cultural do Município, faz sentido a Câmara Municipal investir os seus limitados recursos financeiros no patrocínio ao espectáculo de Comédia “Crise, Sexo e Facebook” que se realizou no dia 23 de Agosto no Centro Cultural de Vila do Bispo, e em seguida, três dias depois, no dia 26 de Agosto a comemoração dos 350 anos sobre a criação do Município ter sido completamente ignorada? Do meu ponto de vista esta situação para além de ser inaceitável, em nada dignifica o Município, seria de todo exigível, que no mínimo, fazendo uso do capital humano e patrimonial da Câmara Municipal, mesmo que sem qualquer gasto de verbas se assinala-se a data festiva. Será que no mês de Agosto, período em que o nosso Município está repleto de visitantes não seria uma mais-valia para todos assinalar a data, e dar a conhecer o nosso passado e história a quem nos visita? Fica desde já o desafio para que se comemore a data festiva no Próximo ano, a 26 de Agosto os 351 anos da criação do Município, mas neste caso, em vésperas de eleições Autárquicas!

Infelizmente para prejuízo de todos nós Munícipes, este mandato que é da responsabilidade do Sr. Adelino Soares e do Partido Socialista, tem sido rico em promessas feitas em campanha, mas não cumpridas na realidade. O mandato tem passado e nós continuamos à espera. Esperamos pela inauguração do Quartel dos Bombeiros. Esperamos pela abertura do Lar de Idosos e Creche de Budens. Esperamos pela construção do centro de alto rendimento de surf. Esperamos pelo pavilhão multiusos. Esperamos pela ETAR. Esperamos pelo novo sistema de abastecimento de água a Sagres. Esperamos pela construção do centro Escolar de Budens e muitos outros… Vila do Bispo necessita urgentemente de uma nova atitude, e principalmente de um novo rumo, com outras políticas e outras formas de estar.